Replacement content

 
 
   
 
 

Foz Côa

Vila Nova de Foz-Côa está rodeada de paisagens de grande beleza. É ladeada, a oeste, por um extenso vale chamado “o vale da vila”, de origem tectónica, que se prolonga para norte pela “veiga “ da Vilariça e para sul em direcção aos contrafortes da serra da Estrela. Este vale é de grande dimensão e beleza, cuidadosamente cultivado, com relevo para a cultura da vinha. Pelo lado nascente existe outro vale – o Vale Sagrado do Côa – como recentemente lhe chamaram, pela descoberta das gravuras rupestres do Paleolítico e hoje classificado como Património da Humanidade. O rio Côa corre em direcção ao Douro e tem a sua foz ali muito perto, num sítio muito bonito. Daí o nome de Vila Nova de Foz-Côa. Na confluência do dois rios existe uma ponte de ferro (via férrea Pocinho - Barca d’ Alva, hoje também desactivada) que se atribui a Eiffel ou a algum dos seus discípulos.




O rio Douro contorna Vila Nova de Foz-Côa pelo lado norte criando um cenário de enorme beleza, uma paisagem ímpar, um grandioso cenário natural, uma estrada de água, hoje muito tranquilo pela construção de barrragens, onde circulam os barcos turísticos que vindos do Porto demandam Barca d’Alva. É Região Demarcada do Douro onde se cultiva o “vinho fino do Douro”.





A Casa Vermelha apresenta, assim, uma situação privilegiada para quem deseje visitar as gravuras do vale do Côa, ou subir/descer o rio Douro num desses barcos que sulcam as suas águas.
 
  Início   |   Mapa do site   |   Contactos   |   © 2006 Casavermelha - Turismo de Habitação  
 
Apoio de:
Powered by Engine 2006